Você está visualizando atualmente 🔷 Desfile Cívico Municipal – Pilar: do status de aldeia à cidade atual 🔷

🔷 Desfile Cívico Municipal – Pilar: do status de aldeia à cidade atual 🔷

No último sábado, dia 23 de setembro, Pilar-PB viveu um momento histórico ao encerrar as festividades em comemoração aos seus 265 anos de emancipação política com um grandioso desfile cívico. Com o tema “Pilar: do status de aldeia à cidade atual”, o desfile contou com a participação de 13 escolas, a Secretaria de Assistência Social, o Centro de Atenção Psicossocial, bandas marciais, fanfarras e uma orquestra de metais e percussão.

A emocionante jornada começou com a apresentação da Creche Municipal, responsável por dar uma visão geral sobre o tema de 2023. Em seguida, o CAPS trouxe à tona a história de Pilar como aldeia, reforçando a importância das raízes culturais e ancestrais que moldaram a cidade ao longo dos séculos.

Na sequência, a Secretaria de Ação Social emocionou o público ao mostrar a evolução de Pilar, desde sua época como uma vila até a conquista do título de cidade. Essa parte do desfile ressaltou o desenvolvimento e progresso que a cidade experimentou ao longo de sua jornada histórica.

A partir daí, as escolas trouxeram uma apresentação magnífica, dividida em quatro aspectos fundamentais: Símbolos Municipais, Filhos Ilustres, Pontos Turísticos e Festas Populares. Por meio destes aspectos, as instituições de ensino mostraram os sete municípios que foram desmembrados de Pilar: Itabaiana, Cruz do Espírito Santo, Gurinhém, Juripiranga, São Miguel de Taipu, Caldas Brandão e São José dos Ramos. Essa parte do desfile celebrou a diversidade e riqueza cultural dessas cidades irmãs, mostrando como elas contribuíram para o crescimento conjunto da região.

Por fim, o desfile foi encerrado com chave de ouro pela escola Virgínio Veloso Borges, que apresentou Pilar nos dias atuais, destacando a modernidade, a resiliência e o espírito comunitário que definem a cidade nos dias de hoje.

Queremos aproveitar este momento para agradecer a todos os participantes, desde a comunidade escolar até os serviços envolvidos, as bandas, os convidados e a todos aqueles que foram prestigiar o nosso desfile cívico. Vocês tornaram este evento memorável e demonstraram o orgulho que temos por nossa cidade e por sua história.

Parabéns, Pilar! Que possamos continuar honrando e preservando nosso passado enquanto construímos um futuro brilhante juntos. 💙🎉